Sempre teremos Paris
Compartilhe
Em novembro de 2019 eu tive a oportunidade de fazer minha primeira viagem internacional e o destino escolhido foi Paris. Era um sonho e viver ele foi a melhor escolha que eu podia ter feito na época. Eu estava solteira, encarei os medos de viajar sozinha para um lugar tão distante e me senti muito corajosa e independente. Voltei dessa viagem feliz, mas ao mesmo tempo queria voltar, mas queria voltar e viver um romance nesse lugar.
No ano seguinte comecei meu relacionamento com o Luca e desde então aquela vontade de voltar para Paris, dessa vez com ele, veio muito forte. Quando planejamos nossas férias para 2021 e 2022, com a instabilidade da pandemia, acabamos escolhendo destinos nacionais. Mas, 2023 chegou e escolhemos a França.
Optamos por ficar 6 dias e aproveitar intensamente cada minuto. Levei minha câmera e fiz muitos cliques dos lugares que visitamos e vou compartilhar com vocês por aqui.
Dia 1 - Chaudon
Chegamos no aeroporto e já fomos direto para Chaudon, uma cidadezinha da campanha francesa, interior da França. Minha amiga mora nessa cidade e ficamos 2 dias na casa dela. A cidade é um charme, tem aproximadamente 2 mil habitantes e as casinhas seguem uma padrão de arquitetura. São todas em algum tom de creme e muito parecidas. Você se sente dentro de um filme nesse lugar.
Dia 2 - Reims
No segundo dia da nossa viagem fomos para Reims, cidade da região de Champanhe, local cheio de vinículas incríveis, já que é a terra dessa espumante específica. Visitamos a Veuve Clicquot e em seguida fomos passear um pouco pela cidade. Sentamos para tomar café na praça da Catedral de Notre-Dame de Reims. Magnífica, inclusive!
Dia 3 - Paris
Com certeza foi nosso dia mais intenso. No final da tarde olhamos para o app de saúde no celular e percebemos que andamos muito. Mais de 27 mil passos!
Pela manhã conhecemos o jardim do Palais Royal e nos deliciamos com um café e um croissant numa cafeteria que encontramos pelo caminho. Em seguida, passeamos pelo Trocadero, Av Camoens e fizemos algumas fotos com a minha amiga Gabi nesses locais e no terraço da Galeria Lafayette.
Já era hora do almoço e fomos num restaurante ali pertinho chamado Royal Vendôme, indicação da Gabi. O restaurante é francês, mas a dona é brasileira. Fomos muito bem atendidos e a comida estava uma delícia. Nossa sobremesa foi um gelato artesanal italiano na forma de rosa. Delícia!! Que saudade desse dia!
Então fomos para o hotel. Nos hospedamos no Ibis Paris Torre Eiffel Cambronne, muito bem localizado. Fica pertinho do metrô e da Torre Eiffel, ótimo café da manhã e um bom custo-benefício.
No final da tarde fomos dar uma caminhada e passear pela Champs-Élysées. Passamos pelo Arco do Triunfo e voltamos para o hotel. Jantamos num restaurante pertinho do hotel e pude provar uma iguaria francesa, o famoso Escargot. Achei que não fosse gostar, mas me surpreendi e achei bem saboroso.
Dia 4 - Versalhes
Foi um dos dias favoritos da viagem, com certeza!
O trajeto de trem de Paris para Versalhes é agradável. Chegamos lá e estava chovendo, a fila estava imensa para entrar no chateau, mas andou rápido. Ficamos por lá umas 3 horas, admiramos encantados aquelas obras de arte espalhadas em todos os cantos e aquele jardim que a gente perde de vista. E não poderia faltar uma foto na frente daquele portão dourado, claro!
Almoçamos numa hamburgueria localizada numa rua bem charmosa e cheia de restautantes pertinho do palácio. Uma delícia!
Dia 5 - Museu do Louvre & Montmartre
O Luca estava sonhando em ver a Monalisa e eu a Vênus de Milo.
Confesso que logo na entrada do museu fiquei impressionada com a imponência e magnitude da Vitória de Samotrácia e ela não sai da minha cabeça.
Vimos muitas obras renascentistas italianas, algumas francesas, esculturas do Michelângelo... Mas, ficamos pouco tempo lá. Com certeza é daqueles lugares que queremos sempre voltar, muita coisa ficou de fora.
Saímos do museu e fomos para Montmartre. Almoçamos por lá e visitamos a Basílica Sacré Couer. Sentamos um pouco naquela escada gigante na frente da igreja e ficamos admirando a paisagem. Ao entrarmos na basílica não pensei em mais nada que não fosse agradecer. Por tudo! Pela viagem, pela minha família, por termos a opotunidade de conhecer lugares tão importantes, históricos, ricos em arte e cultura. O coração estava quentinho.
Dia 6 - Museu d'Orsay & Angelina
Eu já tinha feito outras duas tentativas de conhecer a cafeteria Angelina, mas estava sempre com fila imensa e a gente não queria perder tempo. No nosso último dia de viagem passamos por lá e não tinha fila. Tínhamos pouco tempo, pois estávamos com ingresso e hora marcada para visitar o Museu d'Orsay. Provei o chocolate quente deles (delícia!) e comprei algumas guloseimas para degustar em outro momento.
De lá fomos para o museu, ficamos em torno de uma hora e, de novo, não conseguimos ver tudo. Vimos algumas obras do impressionistas e expressionistas. Mas, queremos voltar para ver o que não conseguimos ver dessa vez.
E pra finalizar, alguns cliques do Jardim das Tulherias, da nossa vista do hotel e de algumas delícias francesas que provamos pelo caminho e se tornaram boas lembranças dessa viagem.