Como planejar seu ensaio fotográfico em Gramado
Compartilhe
Se tem algo que eu recomendo para quem viaja para Gramado (ou para qualquer outra cidade turística) é registrar um pouquinho dessa viagem. Se agendar um ensaio fotográfico com um fotógrafo profissional, melhor ainda!
Por isso resolvi postar aqui algumas dicas de como se preparar para o seu ensaio:
1. Pesquise e contrate um fotógrafo que você se identifique.
Embora seja sensato colocar todos os custos na ponta do lápis, muitas vezes o barato sai caro e é possível cair na tentação de escolher um fotógrafo pelo preço e no final das contas o resultado é bem diferente da expectativa. Por isso, escolha um fotógrafo de acordo com o estilo que você gosta e se identifica mais.
2. Clima do local: Depois de contratado o fotógrafo, procure por informação de como é o clima na cidade que você vai fotografar naquela eepoca, para saber o que vestir e onde fazer.
Em Gramado, por exemplo, o clima muda muito conforme o mês, pois temos estações bem definidas.
3. Qual o objetivo do ensaio? É muito importante você ter isso claro. Se for a primeira vez que você visita a cidade e quer uma sessão de fotos mais curta, sugiro fazer no centro de Gramado, pois é possível se deslocar caminhando por vários cantinhos legais e fotogênicos e você terá assim belas lembranças da viagem. No caso de ser um pré wedding, 15 anos, ensaio gestante que pede algo mais exclusivo talvez, sugiro conversar com o(a) fotógrafo(a) escolhido para escolherem juntos os locais conforme o que você deseja nesse ensaio.
4. Escolha do local: Depois de definido o objetivo do ensaio, peça sugestões ao fotógrafo de locais, já que ele conhece a região. É muito importante também saber se o local cobra taxa e precisa de agendamento com antecedência. Aqui em Gramado, por exemplo, algumas opções como as vinícolas, o Parque Olivas de Gramado, o Le Jardin e a Caza Wilfrido, que são os mais procurados para ensaios, cobram taxas e é preciso de agendamento prévio.
5. Escolha dos looks: Sugiro levar em consideração vários pontos na hora de escolher o look. O primeiro é que você se identifique com ele, que faça parte do seu estilo, que tenha a sua identidade ali. O segundo, que seja de acordo com o clima que a estação pede. Imagina você no outono, no meio daquela paisagem deslumbrante em tons terrosos usando cores que "casem"perfeitamente com o clima e o local da foto?
Também é muito importante que, no caso de ensaios de família ou de casais, vocês combinem entre si o estilo e as cores que vão usar. Não necessariamente usem a mesma cor, mas é muito importante que criem uma harmonia entre elas. Cores neutras, tons pastéis e tons terrosos costumam funcionar muito para as fotos e são atemporais. Sugiro evitar estampas chamativas.
6. Se informe sobre os deslocamentos: É importante ver com antecedência o tempo e a distância entre o local que estão hospedados e o local onde farão as fotos para evotar atrasos e não perder tempo do seu ensaio.
7. Use um calçado confortável: É comum caminharmos bastante durante um ensaio, independente do local. Por isso, recomendo levar um calçado confortável para os deslocamentos, caso você decida usar salto alto ou um calçado novo. Pode machucar e você acabar não aproveitando tanto a experiência.
8. Plano B: Pode acontecer de chover no dia das suas fotos. O clima em Gramado é realmente muito instável e sempre existe essa possibilidade. Nesse caso, é sempre importante pensarmos num local que tenha a opção de se proteger da chuva com um espaço coberto por perto. É possível também fazer as fotos usando aqueles guarda-chuvas transparentes, pois fica charmoso, concordam? Fico imaginando as luzinhas da cidade ligadas, refletindo no chão molhado e aquela neblina ao fundo, trazendo um "climinha de Europa" para as fotos. Em caso de chuva de canivetes, recomendo fazer no hotel que estão hospedados. Pensem nisso na hora de escolher a hospedagem: um local bem instagramável para tirar fotos lindas.
E por último: Curtam a experiência! É pra ser divertido. Contem para o fotógrafo um pouco da história de vocês, o que vocês mais gostam de fazer juntos, isso pode fazer parte do ensaio. Um exemplo: quem tem o hábito de tomar café todos os dias, pode finalizar o ensaio numa cafeteria fazendo o que mais gosta e ainda registrar esse momento.